quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Recuperação / Força de vontade

Dúvida cruel... escrevendo este post e ao mesmo tempo visitando o twitter acompanho três notícias catárticas...

1) Recuperação e reapresentação do Souza antes do tempo previsto para o retorno;

2) Valdívia se lesiona e desfalca o Palmeiras por 15 dias;

3) Kleber, atacante do Porto, está fazendo exames médicos no Palmeiras e a imprensa nojenta só ficou sabendo (com muito pesar) quase próximo de anunciar...

Duas delas me geram uma satisfação e um ar de mudança incrível! Algo que não sentia há anos lendo notícias do Palmeiras (justamente por culpa da imprensa nojenta). Uma delas não me causa nem prazer nem desgosto... só me causa pena!
Desde ontem a tarde meu objetivo já estava traçado. Ao saber da nova lesão do Valdivia resolvi que iria escrever um comparativo entre ele e o Souza e o farei... a notícia da possível contratação do Kleber comentarei em um post separado. 

Voltando às vacas magras...  

Souza. Começou bem no Palmeiras, foi preterido em um período (acredito eu que benefico a ele), foi emprestado para São Caetano, Ponte Preta e Náutico, retornou em 2013 depois de fazer um bom campeonato brasileiro pelo Náutico e vinha sendo o destaque do time nas duas primeiras rodadas. Sofreu uma lesão de joelho preocupante em um lance que gerou o primeiro gol do Palmeiras no jogo contra o Oeste (vitória de 3x1 no dia 23/01/2013) e tinha previsão de retorno em apenas 20 dias. Se esforçou e, com dores, ficará no banco no embate diante do fraco Atlético Sorocaba quinta-feira 07/02. Cinco dias antes da data prevista (vale a ressalva que essas previsões primam por errar pra mais... o jogador geralmente fica uns dias a mais no estaleiro pra poder recuperar completamente). 

Valdivia. Retornou em 2010 nos braços da torcida. Esperança de passes, dribles, chutes no vácuo, chororo contra os Gambás... esperança de um futebol bonito, títulos... eu mesmo fiz um post especial para seu retorno... ídolo atual incotestável depois da campanha do Campeonato Paulista de 2008.
Segundo o levantamento feito pelo @parmerista (http://www.verdazzo.com.br/verdazzo/valdivia-em-numeros), atualizado em 06/02/2013, Valdivia tem os seguintes números:
  • Desde sua volta, o Palmeiras fez 178 jogos. Valdivia esteve presente em 86 (48,3%) e ficou de fora em 92 (51,7%).
  • Com Valdivia em campo, o Palmeiras ganha 58,1% dos pontos. Sem Valdivia, o índice cai para 45,3%.
  • Dos 86 jogos que fez, Valdivia ficou em campo os 90 minutos em 32 (37,2%), foi substituído em 36 (41,9%), entrou durante a partida em 15 (17,4%) e foi expulso em 3  oportunidades (3,5%).
  • Nestes 86 jogos, marcou 10 gols, recebeu 25 cartões amarelos e 3 vermelhos.
  • A maior sequência de jogos foi nove, logo no início, quando voltou ao clube.
  • Dos 92 jogos que não participou, 75 foram por lesão (81,5%), 12 por suspensão (13,0%), em 3 foi poupado (3,3%), em um foi dispensado (1,1%) e em um serviu à seleção chilena (1,1%).
Analisando friamente: um jogador com uma qualidade técnica incontestável, de suma importância para o meio campo do time. MAS QUE POUCO JOGA! Se é que existe isso no futebol, seu custo-benefício é baixíssimo... não vale o investimento feito em seu retorno. 

A previsão de retorno dele é de aproximadamente 15 dias. Neste meio tempo temos 3 jogos muito importantes: Mogi Mirim que vem bem no campeonato, inclusive à frente do Palmeiras. Estréia da Copa Libertadores contra o Sporting Cristal em casa... jogo crucial para iniciarmos com o pé direito a competição. E o mais crítico de todos... o primeiro clássico depois do nosso amargo rebaixamento... contra o Corinthians. Uma vitória neste clássico mudaria os ares na Academia de Futebol. Mudaria o ânimo da torcida... e um jogador com a qualidade que ele tem não poderia estar de fora. 
Ano passado durante a Copa do Brasil, vimos alguns lampejos do nosso antigo novo ídolo... vimos lampejos de  um jogador que quando focado e motivado faz a diferença... nos ajudou na reta final contra o Grêmio... se mostrou importante... mas no momento em que mais precisamos de sua presença, sua liderança em campo... sumiu!

Colocando tudo em um breve resumo: 

Souza, jogador pouco badalado demonstra amor a camisa... demonstra vontade... demonstra garra e vontade de vencer! Demonstra RESPEITO! Se vai jogar baleado ou não, não sei... mas fico feliz em rever jogadores com essa atitude dentro do nosso elenco.  Terá todo meu apoio.

Valdivia, jogador badalado (e de balada), ganha rios de dinheiro para abandonar o time nos momentos cruciais dos campeonatos. Ganha rios de dinheiro pra aparecer na televisão atacando seus críticos e exigindo respeito. Ganha rios de dinheiro para cair no gramado e colocar a mão na maldita coxa que o acompanha desde 2010. 

Fica aqui um recado pra você, Mago. Certa vez um jogador que atendia pelo nome de Pedrinho se lesionou gravemente - gravemente de verdade não essas pataquadas que você apronta constantemente - e pediu em sinal de respeito ao clube que o Palmeiras não lhe pagasse salários até que ele pudesse ter condições de jogar e de fato ajudar o clube. Respeito e confiança são atitudes recíprocas... não podemos exigi-las... mas podemos conquistá-las... você deveria saber disso melhor que ninguém... você não era ninguém até chegar no Palmeiras em 2006... o clube o projetou para o sucesso... para o mundo... e o pagamento em troca desta confiança, projeção e respeito que conquistou da torcida e dos dirigentes é esta... nos abandonar em mais da metade dos confrontos... geralmente nos mais importantes... a torcida não te aguenta mais... a torcida não aguenta mais essas ceninhas... a torcida não aguenta mais jogador vagabundo que ganha muito dinheiro pra não jogar nada... o Palmeiras não é banco e nem hospital! Se quiser se tratar de lesão, volte pra clínica mágica no Chile!

Volte antes do previsto, acabe com o jogo contra os Gambás e cale a minha boca. Caso contrário, passar bem...



Nenhum comentário:

Postar um comentário